Cursos Pré Congresso

Diagnóstico Laboratorial de Tuberculose: Desafios para Saúde Pública

Dr. Bergson Bezerra de Carvalho Vasconcelos

LACEN/PB e CEFOR/PB

  • DIA


    11/03

  • HORÁRIO


    08:00 - 12:00

  • LOCAL


    Sala 2

Dr. Bergson Bezerra de Carvalho Vasconcelos

Graduado em Farmácia - Bioquímica pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB (1996); Especialista em Pneumologia Sanitária pela Escola Nacional de Saúde Pública e Fundação Oswaldo Cruz - ENSP/FIOCRUZ (2014); Mestre em Saúde Pública pela Universidad San Carlos - USC/PY (2015); MBA - Gestão de Negócios: Saúde, pela Fundação Getúlio Vargas - FGV/ OPAS/MS, São Paulo (2017). Campo de Atuação: Atua, desde 2006, no Laboratório Central de Saúde Pública do Estado da Paraíba - LACEN/PB, como coordenador da equipe de bacteriologia da tuberculose, referência estadual para o Ministério da Saúde nos diagnósticos da Tuberculose. Desde 2014 foi designado Monitor Estadual para o Teste Rápido Molecular da Tuberculose (TRM/TB) para o Programa Nacional de Controle da Tuberculose do Ministério da Saúde. Atua, desde 2000, como Diretor Técnico da Unidade Transfusional da Maternidade Frei Damião, Hospital de Referência Estadual em neonatologia e obstetrícia. Implantou a gestão da qualidade em imuno-hematologia e o gerenciamento de risco em hemoterapia. Integrante das seguintes comitês/comissões: Comitê Transfusional, Comissão de Gestão da Qualidade da Maternidade Frei Damião e Comissão da Qualidade do Complexo de Saúde Cruz das Armas, em 2016 nomeado Coordenador do Laboratório de Análises Clínicas do Complexo de Saúde Cruz das Armas, Membro do Núcleo de segurança do Paciente da Maternidade Frei Damião; em 2015 foi nomeado membro da Comissão de Análises Clínicas do CRF/PB. Atua, desde 2012, como Professor do Centro de Formação de Recursos Humanos do Estado da Paraíba - CEFOR/PB, especificamente no curso de Hemoterapia com ênfase na elaboração de material didático e como facilitador do processo de aprendizagem do aluno trabalhador dos serviços de saúde do SUS.

A Psicologia nos Cuidados Paliativos

Dra. Ana Maria Coutinho

UFPB

  • DIA


    11/03

  • HORÁRIO


    08:00 - 12:00

  • LOCAL


    Sala 1

Profa. Dra. Ana Maria Coutinho

Professora de Psicologia da UFPB, Psicoterapeuta, com graduação em Psicologia Clínica, Escolar e Social pela Universidade Federal da Paraíba (1989), mestrado pela Universidade Federal da Paraíba (1996) e doutorado pela Universidade Federal de Pernambuco (2005). Atualmente é Professora de Psicologia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Atua na área de Psicologia da Saúde, Psicologia da Educação e Psico-oncologia. Coordenadora do Projeto DE MÃOS DADAS: Tecendo Fios do Cuidar na Saúde e na Educação na Casa da Criança com Câncer da Paraíba, vinculado ao PROBEX. Coordenadora do Projeto - POR UMA PEDAGOGIA INCLUSIVA: uma prática educativa com crianças com câncer, vinculado ao PROLICEN. Desenvolve pesquisas e orienta trabalhos com ênfase na temática do Cuidar como categoria humanizadora da Saúde e da Educação. Membro da Academia Feminina de Letras e Artes da Paraíba (AFLAP).

Plantão Psicológico: Uma emergência em saúde mental

Dra. Maria da Glória Pimentel Batista

Secretaria Municipal da Saúde de João Pessoa/PB

  • DIA


    11/03

  • HORÁRIO


    14:00 - 18:00

  • LOCAL


    Sala 1

Dra. Maria da Glória Pimentel Batista

Possui graduação em ENFERMAGEM pela Escola de Enfermagem Santa Emília de Rodat (1984), graduação em DIREITO pelo Centro Universitário de João Pessoa (1995), graduação em FARMÁCIA pela Universidade Federal da Paraíba (1993) e graduação em FILOSOFIA pela Universidade Federal da Paraíba (2014). Possui especialização em SAÚDE DA FAMÍLIA pela Universidade Federal da Paraíba (2005). Atualmente é enfermeira da Prefeitura Municipal de João Pessoa, atuando principalmente nos seguintes temas: atenção integral a saúde da criança, adolescente, adulto e idosos; terapia comunitária; responsabilização social; cidadania.

Aplicabilidade do Software SPSS

Ítalo Macedo Bernardino

UEPB e UNIFACISA

  • DIA


    11/03

  • HORÁRIO


    08:00 - 12:00

    14:00-18:00

  • LOCAL


    Sala 4

Dr. Ítalo Macedo Bernardino

Doutorando em Odontologia pela Universidade Estadual da Paraíba (Área de Concentração: Clínica Odontológica; Linha de Pesquisa: Diagnóstico, Distribuição e Fatores Associados aos Agravos da Saúde Bucal). Mestre em Odontologia pela Universidade Estadual da Paraíba (Área de Concentração: Clínica Odontológica; Linha de Pesquisa: Epidemiologia e Promoção de Saúde em Odontologia) (2018). Graduado em Odontologia pela Universidade Estadual da Paraíba (2016). Atualmente é Professor do curso de Odontologia da Universidade Estadual da Paraíba (Campus VIII) e da UNIFACISA. Membro da International Association for Dental Research (IADR), Canadian Society for Epidemiology and Biostatistics (CSEB), Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica (SBPqO) e Sociedade Nordeste-Norte de Pesquisa Odontológica (SNNPqO). Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em: Clínica Integrada, Periodontia, Implantodontia, Saúde Coletiva, Epidemiologia, Odontologia Preventiva e Social, Metodologia do Trabalho Científico, Revisões Sistemáticas e Meta-Análises, Bioestatística e Análises Multivariadas de Dados. ResearchGate Profile: https://www.researchgate.net/profile/Italo_De_Macedo_Bernardino. ORCID ID: https://orcid.org/0000-0003-4750-5666.

Workshop: Terapia Comunitária Integrativa como Ferramenta de Cuidado

Dra. Maria Djair Dias

UFPB

  • DIA


    11/03

  • HORÁRIO


    08:00 - 12:00

    14:00-18:00

  • LOCAL


    Sala 5

Dra. Maria Djair Dias

Possui graduação em Enfermagem Geral pela Universidade Federal da Paraíba (1984), mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba (1996) e doutorado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Universidade de São Paulo - SP (2003). Atualmente é Professor Titular do Departamento de Enfermagem e Saúde Coletiva - DESC e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Paraíba - PPGENF-UFPB. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Saúde da Mulher e História Oral - GEPSMHO. Atua nas áreas de Ensino, Pesquisa e Extensão. Tem experiência na área da Saúde com ênfase na Saúde da Mulher, Saúde Mental, Saúde Comunitária e Práticas Integrativas e Complementares. Atua ainda com formação complementar em Terapia Comunitária Integrativa, Florais, Reiki, Tecnologia da Luz, Auriculoterapia, Constelação Familiar e Terapias Quânticas: Barras de Access, Facelift energético.

Diagnóstico Clínico e Condutas da Tuberculose Infantil

Dra. Tatiana Pimentel de Andrade Batista

UFCG e HUAC

  • DIA


    11/03

  • HORÁRIO


    14:00 - 18:00

  • LOCAL


    Sala 2

Dra. Tatiana Pimentel de Andrade Batista

Possui graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina de Juazeiro do Norte. Infectologista formada no Instituto de Infectologia Emílio Ribas. É docente do curso de Medicina da Universidade Federal de Campina Grande e Infectologista Pediátrica do Hospital Alcides Carneiro. Mestre pela Universidade Federal da Paraíba do programa Cuidado em enfermagem e saúde. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Doenças Infecciosas e Parasitárias, atuando principalmente nos seguintes temas: Infecções em pediatria , infecções hospitalares, síndrome de imunodeficiência adquirida, toxoplasmose, tuberculose, leishmaniose e hanseníase.

Diagnóstico Clínico e Condutas da Tuberculose em Adultos

Dr. Jaime Emanuel Brito Araújo

UFCG e HUAC

  • DIA


    11/03

  • HORÁRIO


    08:00 - 12:00

  • LOCAL


    Sala 3

Dr. Jaime Emanuel Brito Araújo

Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Campina Grande (2014). Residência Médica em Infectologia pela Universidade Federal de Campina Grande (2018).

Diagnóstico Clínico e Condutas da Hanseníase

Profa. Micheline da Silveira Mendes / Profa. Dra. Luciana Cavalcante Trindade

Universidade Paulista / CHCF-PB e IPC-PB

  • DIA


    11/03

  • HORÁRIO


    14:00 - 18:00

  • LOCAL


    Sala 3

Profa. Micheline da Silveira Mendes

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba (1996). É especialista em Gestão das Políticas de DST/AIDS, Hepatites Virais e Tuberculose (2017) e Especialista em Enfermagem em Dermatologia e Estomaterapia (2016) e Mestre em Saúde Pública (IAM/FIOCRUZ-PE). Atualmente desenvolvendo pesquisa sobre Tuberculose no curso de Doutorado em Saúde Pública (IAM/FIOCRUZ-PE) e no Grupo de pesquisa Análise de Dados, Big Data e Ciência de Dados da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Saúde Coletiva e em Enfermagem em Dermatologia Sanitária e Estomaterapia. Atualmente é docente na Universidade Paulista e técnica na Coordenação de Hanseníase e Tuberculose da Secretaria de Saúde de João Pessoa-PB, onde exerce atividades de assessoria técnica para os dois agravos (Tuberculose e Hanseníase), também atuando na assistência direta aos pacientes no ambulatório do Hospital de Doenças Infectocontagiosas Dr. Clementino Fraga, em João Pessoa (Referência Estadual), sendo Membro do Comitê de Controle da Tuberculose do Estado da Paraíba e da Rede Universitária de Combate a Hanseníase na Paraíba (Reuna-Hans/PB).

Profa. Dra. Luciana Cavalcante Trindade

Graduação em Medicina (Universidade Federal da Paraíba - conclusão janeiro 1995). Residência Médica em Clínica Médica (SES/PE conclusão fevereiro 1997) e Dermatologia (HC/UFPE - conclusão janeiro 2000). Mestre em Saúde Coletiva (Universidade Católica de Santos/SP - conclusão fevereiro 2015). Especialista em Bioética pela Faculdade de Medicina do Porto/Conselho Federal de Medicina (2010 - 2016). Atualmente cursando o Programa de Doutoramento em Ciências da Saúde da Faculdade de Medicina do ABC (ingresso 2017). Professora de Dermatologia e Propedêutica Médica da Faculdade de Medicina Nova Esperança - FAMENE/FACENE (PB). Coordenadora da Residência/Especialização em Dermatologia da Faculdade de Medicina Nova Esperança - FAMENE/FACENE (PB). Dermatologista do Complexo Hospitalar Dr. Clementino Fraga (PB) e médica legista do Departamento de Medicina Legal - Instituto de Polícia Científica (PB). Experiência na área de Medicina, com ênfase em Dermatologia, Hansenologia, Saúde Coletiva, Medicina Legal e Bioética.

Análise da Situação de Saúde com Base de Dados

Stefano Barbosa Codenotti

Ministério da Saúde

  • DIA


    11/03

  • HORÁRIO


    14:00 - 18:00

  • LOCAL


    Sala 6

Stefano Barbosa Codenotti

Possui graduação em Projeto e Implementação de Ambientes de Internet pela FACULDADE INTEGRADA DO CEARÁ(2004), especialização em Especialização em Pneumologia Sanitária pelo CENTRO DE REFERÊNCIA PROFESSOR HÉLIO FRAGA(2008) e especialização em Especialização em Vigilância Epidemiológica pela Escola de Saúde Pública do Ceará(2006). Atualmente é Equipe do Programa Nacional de Tuberculose do Ministério da Saúde e Bolsista projeto do Fundação para o Desenvolvimento Científicio e Tecnológico em Saúde. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Epidemiologia.


 
 
Campina Grande - PB Centro de Convenções Raymundo Asfora - Garden Hotel
conbraspe@gmail.com